LANÇAMENTO do livro “Feminismurbana: um projeto teórico e político” em celebração aos 10 anos deste blog!!!!!

É com imensa alegria que divulgamos aqui a celebração dos 10 anos de existência deste canal de comunicação por meio da publicação do nosso livro, “Feminismurbana: um projeto teórico e político”, que condensa produções realizadas e/ou divulgadas aqui <3: reunimos nossas publicações em periódicos, em páginas eletrônicas acadêmicas, site de referências de arquitetura, palestras e apresentações orais em congressos.

capa do livro

Criamos o blog em 2013, um período que ocorria uma grande onda dos movimentos feministas. Como pesquisadoras, percebíamos e enfrentávamos naquela época um deserto de referências no campo da arquitetura, do urbanismo e do planejamento no Brasil. Era difícil ter acesso às produções de outros países, tanto da América Latina quanto de outros continentes, sobretudo já traduzidos,, havia pouquíssimos grupos de pesquisa focados nos estudos urbanos e de arquitetura a partir das desigualdades de gênero, que dialogassem com pesquisadoras, mesmo fora da nossa área, que estavam já há algum tempo se dedicando ao debate. O blog haviado sido criado nesse contexto, que hoje, FELIZMENTE, mudou bastante. Atravessamos esses 10 anos vendo o florescer de diversas produções feministas nos estudos urbanos e no campo ampliado da Arquitetura e Urbanismo. Tivemos ainda a felicidade de ganhar o prêmio de melhor artigo em periódico (Prêmio ANPARQ 2022) pelo nosso texto “Indisciplina Epistemológica: Viradas metodológicas para o campo da Arquitetura e Urbanismo” publicado na Revista Indisciplinar, em 2021, demonstrando o possível reconhecimento da importãncia da teoria feminista dentro da academia, temática antes colocada como marginal e como pouco relevante.

A publicação do livro foi possível em função do financiamento da FAPERJ por meio do “Projeto ARC 2019 – Auxílio ao Pesquisador Recém-Contratado”- coordenação de Rossana B.T, intitulado “Corpos e práticas espaciais e os conflitos urbanos e socioambientais generificados nas centralidades da metrópole do Rio de Janeiro”.

Contamos com o prefácio do livro elaborado por Raquel Rolnik (USP) e o posfácio por Fernanda Sanchez (UFF). E o Conselho Editorial é composto por amigas e parceiras de trabalho na temática de gênero e estudos urbanos: as professoras Gabriela Leandro Pereira (UFBA), Paula Freire Santoro (USP), Rachel Barros de Oliveira (Ong FASE e UERJ) e Tatiana Dahmer Pereira (UFF).

“O processo de elaboração deste livro foi muito interessante, pois revisitamos percepções, revisamos análises, termos, conceitos, compreensões sobre a relação entre os corpos feminizados e as cidades brasileiras, com o ensino e a pesquisa – indisciplinadas no modo de produzir conhecimento – e sendo reconhecidas entre nossos pares com prêmios até então inimagináveis para nós. Mas imaginamos, compartilhamos, desobedecemos e celebramos, mesmo ainda não sendo óbvio, os caminhos que estamos traçando. […] Esperamos que o livro também dê suporte e inspire muitas outras intelectuais feministas para construirmos uma perspectiva ampla e transformadora de nossas práticas. E esse projeto é político, teórico e prático. (TAVARES&HELENE, 2023, p. 11)”.

Organizamos o livro em três sessões. A primeira é “O feminismo no campo da Arquitetura e Urbanismo – uma conciliação necessária” na qual apresentamos nossa trajetória como pesquisadoras e professoras, nossos caminhos teóricos e metodológicos, conceitos que temos disputado no campo da arquitetura e urbanismo e análises sobre a urbanização das cidades à luz das abordagens das teorias feministas. A segunda sessão, “Reflexões a partir do corpo e do lugar social das mulheres nas cidades capitalistas”, resgata reflexões que produzimos nos últimos anos sobre as diversas dimensões dos nossos corpos nas cidades, atravessando experiências de luta corporificadas e situadas, no transporte público, como prostitutas, diante da injustiça e racismo ambiental nos territórios urbanos. Por fim, a terceira sessão, “As lutas urbanas dos movimentos de mulheres – entre a casa e a rua”, fecha a publicação apresentando não só nosso compromisso com as lutas urbanas para a vida das mulheres, como o envolvimento direto ao longo de nossa trajetória com os movimentos sociais, com a educação popular, projetos participativos e com a incidência em políticas públicas de moradia e urbanas.

O livro pode ser baixado GRATUITAMENTE em sua versão digital em PDF (ebook) clicando aqui. A versão impressa do livro será vendida a um preço bastante acessível no site da editora letra capital (em pré-venda).

O lançamento da publicação está prevista para acontecer primeiramente no Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (XX ENANPUR 2023 – Belém), e depois no Rio de Janeiro, São Paulo e Maceió. Estamos muito felizes e convidamos todas a celebrar conosco ❤

… esse livro é sim um levante de nós e de todas que se sentirem representadas ou que compartilham em alguma dimensão do mesmo sentimento. Não usarão mais a palavra progresso para justificar a naturalização das violências e da invisibilidade das mulheres, todas nós (ibidem, p. 12).

2 pensamentos sobre “LANÇAMENTO do livro “Feminismurbana: um projeto teórico e político” em celebração aos 10 anos deste blog!!!!!

Deixe um comentário