“Arquitetura, Cidade, relações Étnicas e de Gênero” – disciplina optativa do curso de arquitetura e urbanismo da UNILA

Guest post (autora convidada): Camilla M. Sumi 

cartaz_optativa_camillasumi-03.pngDesde que inaugurado o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) preocupa-se em abordar as temáticas de gênero e etnia em diversos eixos do seu projeto político pedagógico, sendo também tema específico previsto na disciplina optativa Arquitetura, Cidade, Relações Étnicas e de Gênero, a qual será ministrada pela primeira vez neste semestre letivo de 2019.

A disciplina abrangerá as discussões a respeito da segregação socioespacial e sua relação com as questões étnicas e de gênero. Dividida em três módulos, contará em um primeiro momento com leituras essenciais sobre o tema e suas interseccionalidades, seguidos da desconstrução de cânones arquitetônicos e urbanos que reificam lugares aos corpos. Por fim, em resistência às obscuridades e incertezas políticas de nossos tempos, levanta-se a importância da agência de coletivos e movimentos sociais urbanos feministas e periféricos, pertinentes nas cidades latino-americanas contemporâneas. Ao longo do semestre, também serão convidadas pesquisadoras da área para uma troca de experiências. As atividades acontecerão no campus do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) da universidade às sextas-feiras sob responsabilidade da professora Camilla M. Sumi.

A imagem do cartaz faz parte dos grafites feministas na intervenção pelo fim da violência contra a mulher. Grafiteira Nenêsurreal, São Paulo, 2010.

Camilla M. Sumi é Arquiteta Urbanista (2015) e Mestra (2018) em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s