“Mujeres, casas y ciudades” novo livro de Zaida Muxí

DshOq4OXoAEwVfp

Convite para o lançamento do livro em Barcelona.

Dia 5 de dezembro de 2018 foi lançado no Brasil o livro “Mujeres, casas y ciudades – Más allá del umbral” (“Mulheres, casa e cidades – Para além do umbral”, tradução livre) da argentina Zaida Muxí Martínez, uma das pioneiras nos estudos urbanos de gênero entre as arquitetas e urbanistas. O livro acaba de ser publicado em Barcelona, em outubro de 2018, e ainda não tem tradução para o português.

Zaida Muxi nasceu em Buenos Aires, em 1964. Depois do doutorado realizado em Sevilha, passou a morar na Espanha, onde é professora de Urbanismo na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona. Foi cofundadora do Col.Lectiu Punt 6 (saiba mais sobre esse coletivo de urbanistas feministas clicando aqui) e da rede de pesquisa Un día una arquiteta, que tem o objetivo de tornar visível a produção de arquitetas no mundo.

photo4922728722986018800

Josep Montaner e Zaida Muxí no lançamento de seus livros, Planetário de Rio de Janeiro, 2018

Segundo Zaida expôs durante a palestra de lançamento no Rio de Janeiro, a obra é fruto de seus 14 anos de pesquisa na área. O livro propõe reescrever a história da arquitetura e das cidades com base nas contribuições feitas por mulheres, designers, urbanistas e arquitetas invisibilizadas e silenciadas na historiografia hegemônica. O trabalho, como parte da crítica epistemológica feminista, revisita e reescreve essa história revelando também o discurso falsamente “neutro” e “universal” que envolve a produção científica, a transmissão de conhecimento e a construção de narrativas históricas. Isto é, ao reescrever a história da arquitetura e do urbanismo denuncia, em decorrência disso, o apagamento sistemático da presença feminina na construção de nossas cidades:

“Las mujeres han estado presentes activamente en todos los momentos históricamente decisivos de la cultura occidental, pero han sido invisibilizadas. Por qué cuesta tanto encontrar una calle, una plaza o un espacio público conmemorativo con nombre de mujer (que no sea reina o santa), siendo una manera directa y evidente de reconecer presencia y construir discurso e historia?” (Muxi, 2018, p. 25). 

O livro, de 345 páginas, é organizado em uma Introdução, uma Conclusão e 8 partes, divididas em períodos históricos, desde antes do século XIX aos anos 1980:  “Mujeres arquitectura y ciudad antes del siglo XIX”, “Revolución Social”, “La prática arquitectónica: de la experiencia a la profesión”, “Las primeras arquitectas con formación universitaria”, “Las pioneras modernas”, “‘Housers’, las viviendas como centro de interés”, “Tercera y cuarta generación”, e “Urbanismo moderno: mujeres públicas versus la mujer privada”.

db0323950d53_6mujerescasaciudadÉ possível adquirir o livro em formato e-book pela internet: http://www.dpr-barcelona.com/index.php?/ongoing/umbral/

Título : Mulheres, Casas e Cidades. Para além do limiar
Autora : Zaida Martínez Muxi
Idioma : Espanhol
Publicado por : DPR- Barcelona

Um pensamento sobre ““Mujeres, casas y ciudades” novo livro de Zaida Muxí

  1. Pingback: “Mujeres, casas y ciudades” novo livro de Zaida Muxí — FeminismUrbana – Mulheres que pensam o Desenvolvimento Regional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s