NO DEVAGAR DEPRESSA DOS TEMPOS – 3º ARCHcine – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura

Em 2018, o 3º ARCHcine – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura preparou três Painéis de Debate que acontecerão na Casa de Estudos Urbanos. Um deles é a mesa Gênero e Cidade. Nós estaremos lá como debatedoras junto com Tainá de Paula e mediação de Maíra Rocha. Os diretores do festival são Aline Pereira e Diogo Leal.

46342151_1892670207497463_5858088950815522816_o

dia: 25/11/208

hora: 15:00 a 18:00

local: Casa de Estudos Urbanos (Rua da Glória 18a, 20241180 Rio de Janeiro).

É preciso reservar de ingressos para o Painel de Debates no link:
https://goo.gl/forms/4RMCtydws1Kih7ab2

Página do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/175520563394783/

Mesa 3: GÊNERO, FEMINISMO E CIDADE
A mesa fará uma introdução ao tema de gênero, feminismos e cidade, a partir da perspectiva da urbanização brasileira, articulando colonialidade, classe, gênero, raça e etnia.
__ mediadora: Maíra Rocha
__ composição da mesa: Diana Helene, Rossana Tavares e Tainá de Paula

Início com a exibição: “NO DEVAGAR DEPRESSA DOS TEMPOS”, de Eliza Capai (SP, Brasil, 2015, 25`)
Guaribas, ali bem do lado da Serra das Confusões, sertão do Piauí: onde o tempo da escravidão ainda é frase no presente, algo começa a mudar. Conversando com mulheres de duas gerações, escutamos como era, como é e como pode ser a vida de quem acaba de cruzar a linha da miséria. De um lado seca, alcolismo, violência familiar e fome. Chegada do Estado, renda, educação e auto-estima do outro. No embate do que era e do que começa a ser, vislumbramos um tempo de rápidas mudanças no devagar daqueles tempos.

MEDIADORA: MAÍRA ROCHA
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano

– Diana Helene
Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRANRIO. Trabalha com estudos de gênero desde 2010 quando iniciou seu doutorado, que ganhou o prêmio Capes em planejamento urbano em 2016. Criou em 2013, o blog FeminismUrbana, sobre gênero e cidade. No campo da produção audiovisual trabalhou por muitos anos com comunicação comunitária e popular, organizando mostras de filmes e realizando produções gráficas/audiovisuais de forma participativa com grupos populares e movimentos sociais. Foi criadora e organizadora das duas primeiras edições da “Mostra Luta!” em Campinas, um festival de filmes e produções artísticas de lutas sociais. Entre os filmes que produziu se destaca “Com quantos quilos de medo se faz uma tradição”(2005) e “Prestes” (2008), ambos realizados com movimentos de ocupação de prédios abandonados no centro de São Paulo, e “Mulheres Guerreiras: desbravando estradas da vida” (2014) realizado em conjunto com o movimento organizado de prostitutas de Campinas.

– Rossana Tavares
Professora adjunta da EAU/UFF e profa colaboradora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigranrio. Possui doutorado em urbanismo e pesquisa sobre gênero e direto à cidade a partir da perspectiva feminista há 10 anos. Militante feminista e das lutas urbanas, também foi educadora popular na ONG FASE no Rio de Janeiro. Criou em 2013, o blog FeminismUrbana, sobre gênero e cidade

– Tainá de Paula
Arquiteta e Urbanista. Especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com grande experiência como gestora e funcionária pública atuou na implementação de projetos como Bairro Escola e Clínica da Família em Nova Iguaçu, além de vasta experiência em planos urbanos e habitacionais. Ativista feminista, integra a #partidA, movimento que visa potencializar mulheres na política, além de sua forte contribuição para o movimento negro e LBT. Atualmente é Coordenadora Regional da Plataforma Brasil Cidades, integrante da Comissão para a Equidade de Gênero no CAU/RJ e presta assistência técnica para o Movimento dos Trabalhadores sem Teto do Rio de Janeiro. Feminista, mãe, ativista das lutas urbanas, acadêmica, trabalhadora, gestora. Mulher em luta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s