Seminário Internacional Gênero e Territórios de Fronteira

De 12 a 14 de setembro de 2017 vai acontecer na UNICAMP o Seminário Internacional Gênero e Territórios de Fronteira, organizado pelo Núcleo de Estudos de Gênero PAGU.

Segundo José Miguel Nieto Olivar, um dos organizadores do evento:

“O objetivo deste seminário permanente é colocar em discussão alguns dos eixos ou elementos principais resultantes do desenvolvimento do projeto “Gênero em territórios de fronteira e transfronteiriços na Amazônia brasileira.” A partir de uma perspectiva antropológica, o projeto buscou articular as categorias de Gênero e Fronteiras (como categorias teóricas e como campos de conhecimento), tendo como recorte empírico de reflexão dois territórios urbanos transfronteiriços na Amazônia: as cidades de Tabatinga e de São Gabriel da Cachoeira, ambas no estado de Amazonas. A pesquisa etnográfica nessas cidades está focada em articulações locais entre gênero – em uma perspectiva relacional e interseccional –, sexualidade, dinheiro e Estado-na-fronteira, dando relevância especial à dimensão performativa, actancial, cotidiana e relacional. Igualmente, com a ideia de espaços e socialidades transfronteiriças, pretendemos dar espaço analítico às evidências da fronteira como um espaço intensamente habitado e como um ponto de vista. Essa conjunção de recortes e abordagens permitiu tensionar algumas constantes dos estudos que cruzam fronteiras e gênero ou Amazônia e gênero. Entre eles, a associação de fronteiras com migrações/mobilidades transnacionais, o fechamento analítico sobre a fronteira como um projeto e um efeito do Estado-nação (masculino), e como um território definido pela reelaboração das identidades nacionais; do mesmo modo, no cruzamento entre Amazônia e fronteira, a persistência de ideias sobre periferia, margem, limite identitário, sobre crime e violência ou sobre vazio, desordem, vulnerabilidade, entre outros.
Assim, desenvolvemos esse espaço mensal de estudo, de intercâmbio e de divulgação de pesquisas e reflexões, que reúna os e as pesquisadoras associadas ao projeto, bem como outros e outras que possam contribuir a potencializar as análises e os resultados. Buscamos estudar, investigar ou inventar articulações possíveis entre Gênero e Fronteira (territórios de) desde diversas perspectivas, a partir dos trabalhos de pesquisadoras e pesquisadores experientes que de formas mais ou menos sistemáticas se aproximam destes temas e articulações desde diferentes disciplinas e recortes empíricos. A proposta do seminário mais do que expor conhecimentos consolidados é oferecer um espaço de reflexão, de intercâmbio de dúvidas e de vontades criativas, que contribua à emergência de novas perguntas, problemas e necessidades de pesquisa. Esse espaço permanente terá como encerramento um seminário internacional no mês de setembro”

Seminário internacional Gênero e Territórios de Fronteira – 12 a 14 de setembro de 2017
12/07/2017 – Sala multiuso do IFCH
13/07/2017 – Auditório II do IFCH*
14/07/2017 – Centro de Convenções da Unicamp*
Seminário Internacional Gênero e Territórios de Fronteira
14 de setembro de 2017
09h às 17h
Centro de Convenções da Unicamp
MANHÃ
08:30 – 09:00    Inscrições
09:00 – 09:15    Abertura – Regina Facchini (Núcleo de Estudos de Gênero Pagu)
09:15 – 10:00    Projeto Gênero em territórios de fronteira e transfronteiriços na Amazônia brasileira; Seminários Gênero e Fronteiras – José Miguel Nieto Olivar (Unicamp); Flávia Melo Cunha (UFAM/USP)
10:00 – 10:30    Intervalo
10:30 – 11:00    Mental Maps and Borderisms. The Border as a Condition of Meaning – Profa. Norma Iglesias-Prieto (San Diego State University)
11:00 – 11:30    Gênero, Fronteiras & Portunhol Selvagem – Douglas Diegues (poeta e pesquisador independente)
11:30 – 12:00    Debate – Prof. Lindomar Albuquerque (Unifesp)
TARDE
14:00 – 14:30   Economia Informal, políticas estatales, género y posconflicto em la frontera putumayense – Profa. Margarita Chaves Chamorro (Instituto Colombiano de Antropologia e História)
14:30 – 15:00   Gender Politics IN Borderlands: Comparative Perspectives – Profa. Kathleen Staudt (University of Texas at El Paso)
15:00 – 15:30   Gender Studies Across Borders: The InterGuyanas Feminism Project – Profa. Kamala Kempadoo (York University)
15:30 – 16:00   Intervalo
16:00 – 17:00   Debate Final
*Tradução simultânea presencial e transmissão on-line nos dias 13 e 14/07/2017.
Realização:
Núcleo de Estudos de Gênero PAGU
Financiamento FAPESP Auxílio JP

Link para o conjunto de eventos: https://www.pagu.unicamp.br/pt-br/seminario-internacional-genero-territorios-fronteira-12-14-setembro-2017-0

Workshop Experiências Etnográficas em Gênero e Fronteiras: https://www.pagu.unicamp.br/pt-br/seminario-internacional-genero-territorios-fronteira-workshop-experiencias-etnograficas-em-genero

Roda de Conversas e Lançamento de Livros: https://www.pagu.unicamp.br/pt-br/seminario-internacional-genero-territorios-fronteira-roda-conversa-lancamento-apresentacao-livros

Seminário Internacional: https://www.pagu.unicamp.br/pt-br/seminario-internacional-genero-territorios-fronteira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s