Teses das blogueiras do FEMINISMURBANA

livroA pedidos, resolvemos disponibilizar nossas teses diretamente pelo arquivo do blog. Algumas pessoas estavam com dificuldade de dar download pelos outros sites que estavam hospedando nosso trabalho. Além disso, desde a defesa de nossas teses, elas vem ganhando destaque no debates acadêmicos e interlocuções interessantes que acreditamos que podem ganhar potência coletiva e de promoção da temática de gênero na arquitetura e urbanismo. Acreditamos ser uma grande conquista uma delas ter ganhado o prêmio de melhor tese na área de planejamento urbano (Prêmio CAPES de Tese 2016), o que demonstra como o tema de gênero começa a ganhar espaço e sair da marginalidade nos debates sobre a cidade. Por isso, disponibilizamos aqui os resumos das teses e os arquivos completos para download. Este espaço também é de construção de aprendizagem, afeto e avanços. Adoraríamos saber a opinião das seguidoras de nosso blog sobre nosso trabalho!


1_HELENE, Diana. “PRETA, POBRE E PUTA”: a segregação urbana da prostituição em Campinas – Jardim Itatinga. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Rio de janeiro, 2015.

Tese ganhadora do Prêmio Capes de Tese 2016 da área de PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA

Resumo:

A história e as representações acerca do bairro de prostituição Jardim Itatinga demostram como se organizam diferentes territórios prostitucionais na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. A “Zona” foi planejada pelo poder público, na década de 1960, e, desde então, tornou-se o lugar da prostituição na cidade. Essa política de segregação resultou na perseguição das prostitutas que, contudo, persistem trabalhando fora dali. Entre suas estratégias de proteção e permanência, a mais expressiva é a fundação da Associação Mulheres Guerreiras, localizada no centro da cidade. A tese examina, portanto, as tensões, os conflitos, as táticas e as estratégias de um grupo social historicamente estigmatizado e com forte presença em áreas urbanas centrais, face às intervenções do planejamento urbano. Sua circulação nos diferentes locais de prostituição em Campinas, suas estratégias para o estabelecimento de “pontos” de permanência em espaços não planejados oficialmente para sua presença, suas redes e articulações com outros pares “desviantes” e, principalmente, suas táticas de resistência à expulsão e luta por reconhecimento são objetos de atenção. Busca-se compreender como se estrutura, nos espaços físicos e políticos da cidade essa disputa particular – marcada por recortes de classe, de raça e especialmente de gênero – que tem a prostituição como foco de interesse. Pretende-se, por fim, possibilitar o vislumbramento de uma organização urbana generificada que se justifica em discursos ora sanitários, ora econômicos, ora morais e cuja história registra a constante tensão entre o planejamento urbano oficial e os habitantes da cidade, com suas reivindicações pelo direito a nela existirem.

Palavras-chave: Segregação Urbana. Prostituição. Gênero. Jardim Itatinga. Campinas- sp.

Baixe a tese completa aqui HELENE_Diana


2_TAVARES, Rossana Brandao. INDIFERENÇA À DIFERENÇA: espaços urbanos de resistência na perspectiva das desigualdades de gênero

Resumo:

Esta tese tem como objetivo principal realizar uma análise dos processos socioespaciais que revelam as desigualdades de gênero na cidade, tomando como base o acúmulo teórico-metodológico da teoria feminista. Nesse sentido, é apresentada uma reflexão crítica sobre as contradições de gênero no espaço urbano, especialmente em áreas periféricas da cidade do Rio de Janeiro, como as favelas. O intuito é oferecer, a partir da perspectiva de gênero, suporte para estratégias de estudos e intervenções urbanas. O trabalho expõe as possibilidades de crítica ao urbanismo contemporâneo, que ainda é baseado nas premissas universalistas e heteronormativas. Sendo assim, é apresentada uma análise em direção a uma proposta de construção dialética de um urbanismo que interfira no espaço urbano a partir das questões de gênero. A hipótese parte do entendimento de que as práticas sociais de gênero no espaço urbano desvendam processos de resistência, os quais são chamados de espaços generificados de resistência. Esse conceito conclusivo da tese é o resultado de uma tensão por justiça social, próxima ao reconhecimento de que emerge o tensionamento entre os interesses práticos e estratégicos das mulheres a partir de práticas sociais. O debate proposto se relaciona às contradições urbanas impostas por uma cidade constituída em mercadoria, levando em consideração, principalmente, a observação participante realizada na favela da Providência, na área portuária do Rio de Janeiro. Ao final, é apresentado 6 princípios para a construção de processos propositivos no urbanismo com perspectiva de gênero.

Palavras chave: gênero, teoria feminista, espaço urbano, urbanismo, práticas sociais, interesses de gênero.

Baixe a tese completa aqui TAVARES_Rossana

2 pensamentos sobre “Teses das blogueiras do FEMINISMURBANA

  1. Olá meninas, vagando pela internet da vida encontrei esse blog e escrevo agora com lagrimas nos olhos. Sou estudante de arquitetura no 6º período e já estou nessa área da construção civil há 5 anos. Há tempos tenho essa vontade de debater a cidade e a mulher, mas nao sabia como, nao sabia nem se existia material, eu me indagava coisas e nao tinha respostas porque nao tinha conhecimento de pessoas que quisessem debater comigo e finalmente cheguei aqui e nao sei expressar minha gratidão!!!!! Tantas mulheres lindas, fortes, resistentes e INTELIGENTE, CACETE, COMO SOMOS INTELIGENTES E COMO TEMOS UMA PUTA VOZ!!!! “Ouçam a nossa voz” é o que grito para a sociedade!!!
    Só quero deixar meu mundo obrigado, achei meu grupo dentro da arquitetura e dentro da internet e desde já venho guardando material para o meu TCC.
    Abraços

    • Oi Livia, ficamos muito felizes que tenha nos descoberto! Temos muito desafios neste debate, inclusive de visibilidade.Vamosjuntas. Pode nos acionar. ❤️

Deixe um comentário