tese de livre docência “Lugar de mulher. Arquitetura e design modernos, gênero e domesticidade” de Silvana Rubino

silDia 19 de maio de 2017 às 9h acontecerá uma aula pública e às 14 hs a defesa de tese de livre docência da professora Silvana Rubino: “Lugar de mulher. Arquitetura e design modernos, gênero e domesticidade” (local: IFCH/UNICAMP, Sala da Congregação).

18301413_10211516151933650_2124317453314814759_nO trabalho se constitui como importante contribuição para produção acadêmica brasileira no campo dos estudos que relacionam gênero com a arquitetura e o urbanismo. A partir da análise entre a produção de arquitetas mulheres e o espaço doméstico a autora investiga como a presença feminina foi responsável por uma revolução simbólica no campo da produção do espaço. Para isso, recupera a história de como os saberes desenvolvidos na arquitetura, na engenharia e no design operam uma série de inovações nas quais as mulheres desenvolvem um importante papel, mas que, na maior parte das vezes, é apagado e invisibilizado.

Lina_por_Escrito_(1)Além de docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo pelo Departamento de História Universidade Estadual de Campinas desde 2003, Silvana possui outras publicações importantes que permeiam esses temas, das quais destaco a obra “Lina por escrito”, dedicada aos textos da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992), publicada em 2014 pela Editora Cosac Naif.

Para quem não conseguir estar presente na defesa da tese, pode assistir uma parte do que será discutido na palestra “Arquitetura e a questão de gênero: a mulher na arquitetura e na cidade” de 2015, promovida pelo Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo (SASP) e registrada abaixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s