indicação de leitura: “Geografias Subversivas – discursos sobre espaço, gênero e sexualidades”

Este livro organizado pela geógrafa Joseli Maria Silva, com apresentação de Roberto Lobato Corrêa e prefácio de Maria Dolors Garcia-Ramon, mostra a capacidade de um grupo de pesquisa brasileiro, sediado em uma universidade ‘periférica’ (Universidade Estadual de Ponta Grossa), em se articular internacionalmente junto à Rede de Estudos de Geografia e Gênero da América Latina (REGGAL), e se tornar protagonista do debate de gênero e espaço.

geografia subversivaEste livro nos mostra possibilidades e caminhos de um tema ainda bastante polêmico no meio acadêmico no campo da geografia. Associar ainda a questão às pesquisas sobre sexualidade, mostra o caráter subversivo da produção de conhecimento promovida por esta rede.

A problemática de gênero associada à religião, transexualidade, espaço urbano, além de reflexões sobre o lugar da geografia feminista na contemporaneidade são os temas principais dos quais se baseiam os artigos reunidos neste livro.

Podemos dizer que esta é uma boa síntese para quem pensa em se desafiar de forma engajada no debate feminista a partir da análise sobre o espaço na perspectiva de gênero.

Em um dos links que disponibilizamos no blog, veja em ‘Revistas Acadêmicas’, o site da ‘Revista Latino-Americana de Geografia’. Lá, há diversos artigos de Joseli Silva e de outras autoras/es que participam deste trabalho.

Anúncios

4 pensamentos sobre “indicação de leitura: “Geografias Subversivas – discursos sobre espaço, gênero e sexualidades”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s